E aí, na briga Apple vs Xiaomi, quem leva a melhor? Você já escolheu o seu lado?
Pois é, essa resposta é bem difícil, afinal, é uma briga das gigantes de tecnologia do século XXI e pelo visto vai durar muito tempo ainda.
Como sempre gostamos de trazer conteúdos diferentes por aqui, hoje vamos falar sobre a Apple vs Xiaomi e o que deixa essa disputa tão acirrada.
Acreditamos ser interessante falar sobre isso, porque ambas as marcas tem grandes marcas no mercado da tecnologia e nós fazemos parte desse mercado.
Além disso, vemos que é muito comum esse tipo de discussão na internet, de qual marca é melhor que a outra.
Então, se esse é um assunto que te interessa, fica até o final com a gente pra não perder nada, combinado?
Nesse artigo você vai encontrar
- Uma breve história de Apple e Xiaomi;
- Como surgiu essa disputa da Apple vs Xiaomi;
- Qual será o futuro: Apple vs Xiaomi.
Vamos começar a leitura?
Uma breve história da Apple e Xiaomi
Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais da história da Apple e da Xiaomi. Acompanhe a leitura aqui embaixo.
Apple
A Apple é uma marca americana, fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, em 1976.
Certamente, não foi do dia pra noite que ela se tornou o que é hoje, a marca mais valiosa do mundo segundo ranking divulgado esse ano.

Assim, a Apple passou por altos e baixos até sua ascensão para se tornar uma gigante do setor, que começou em 1996, com a criação do iMac.
Portanto, a Apple nem sempre produziu telefones, na verdade começou mesmo no ramo da informática.
Iphone
A empresa só começou a investir na telefonia em 2007, quando o primeiro iPhone foi lançado por Steve Jobs.
Desde então, a Apple atingiu números estrondosos na venda de seus telefones, sendo o celular mais vendido no mundo todo.
Nesse sentido, o destaque da marca veio na telefonia em especial, por alguns pontos, como por exemplo:
- Sistema único de funcionamento;
- Design diferenciado;
- Funções exclusivas da marca.
Contudo, atualmente a Apple vende uma série de produtos, como:
- Tablets, os Ipads;
- Relógios inteligentes, os Apple Watches;
- Noteboooks, os Macbooks;
- Fones de ouvido, os Airpods;
- E até mesmo acessórios para uma casa inteligente e serviço de streaming.
Hoje a Apple é uma gigante do mercado, como falamos, a marca mais valiosa, que foi a única que já atingiu um valor de mercado de 3 trilhões de dólares.
Isso não é pouca coisa.
Xiaomi
Por outro lado, a Xiaomi é uma empresa é muito recente, pelo menos se formos comparar com a Apple.
A marca Xiaomi foi fundada em 2010 na cidade de Pequim na China, por Lei Jun e é uma multinacional chinesa.

Assim como a Apple, também oferece a venda de produtos como:
- Notebooks;
- Celulares;
- Relógios inteligentes;
- Televisões;
- Fones de ouvido;
No Brasil, a marca começou a ser vendida em 2015, e desde então vem conquistando uma boa parte do público brasileiro.
Atualmente, a Xiaomi é a 3ª maior produtora de telefones no mundo e a 5ª marca chinesa com maior presença global, como você pode conferir aqui nessa matéria abaixo.
Subindo no pódio! Xiaomi supera Apple e se torna a terceira maior fabricante de celular no mundo.
O principal diferencial competitivo da Xiaomi é oferecer bons produtos na área da tecnologia, com preços bem mais acessíveis que os da Apple.
Assim, a Xiaomi vem conquistando uma parcela do mercado bem importante, que a fez se destacar muito em pouco tempo.
De fato, a maior parte das vendas da Xiaomi são de celulares, por isso a marca investe em tantos modelos diferentes.
No Brasil, muitas pessoas acabam optando pela marca porque possui uma qualidade superior às marcas disponíveis no mercado e um valor mais em conta.
Dessa forma, o público consegue comprar um bom celular com um valor menor que os da marca da Maça, por exemplo.
Como surgiu essa disputa de Apple vs Xiaomi
A disputa de Apple vs Xiaomi vai muito além de duas grandes marcas, mas sim de duas das maiores nações do planeta.
Isso porque Estados Unidos e China vêm competindo a muito tempo dentro do mercado, já que a China teve grandes avanços tecnológicos nos últimos anos.
Assim, ter uma marca chinesa capaz de desbancar uma grande marca americana e, na verdade, mundial, é muito importante ao país.
Essa disputa vai além dos negócios, é quase uma disputa politica e econômica, não é mesmo?
Dessa forma, desde a sua fundação a Xiaomi lança produtos similares aos oferecidos pela Apple, mas com preços mais atrativos. Esse é o principal diferencial de uma marca para a outra.
Atualmente, a Apple ainda lidera no ranking de marca mais valiosa, uma posição que, diga-se de passagem, é difícil de ser superada.
Quanto a produção de telefones, a Apple também ganha a disputa com a Xiaomi, mas a líder mesmo nisso é a sul coreana Samsung.
No entanto, esse não é um problema para a Xiaomi. Isso porque cada vez mais a marca vem inserindo novas tecnologias no mercado, a fim de desbancar a Apple, e aumentar a sua produção.
Além disso, investir em novas tecnologias, a Xiaomi sabe que é uma das principais forças da gigante Apple é o seu marketing.
Nesse sentido, a Xiaomi também tem criado campanhas para desbancar a concorrente, mas tem visto que não é fácil criar fã clube por aí.
Então, a briga Apple vs Xiaomi é muito forte no mercado da tecnologia, e tende a se intensificar ainda mais nos próximos anos, devido ao acirramento da disputa entre os dois países em questões políticas e claro, o avanço da tecnologia também trará muita dor de cabeça para os diretores dessas duas marcas.
Qual será o futuro: Apple vs Xiaomi
Bom, mas o que muitos se perguntam é: será que a Xiaomi conseguirá realmente desbancar a Apple?
É uma pergunta muito difícil de responder, mas uma coisa nosso time aqui não tem dúvida, a Apple é muito mais consolidada no mercado que a Xiaomi e essa estabilidade faz com que ela tenha uma força promotora muito grande.

Além disso, sob o ponto de vista tecnológico, que é a nossa área, temos que afirmar que os produtos da Apple são realmente superiores no desempenho.
Por esse motivo é que muitos consumidores, por mais que a Apple seja mais cara, seguem consumindo da marca, já que sabem que terão menos problemas com ela do que com outra marca.
Ainda, outro motivo que faz a Apple ser tão grande é sua força no marketing, conforme já citamos acima.
O marketing da Apple, por exemplo, não é nada agressivo, é um marketing acolhedor e voltado a experiência do usuário.
Dessa forma, fica um alerta para as outras marcas e a Xiaomi, um ponto que deverá ser trabalhado bastante é fortalecer a sua marca no mercado.
Também será importante que a Xiaomi continue investindo em tecnologia, a fim de melhorar ainda mais a qualidade dos seus produtos.
Contudo, um ponto que também precisa ser avaliado é que as marcas vendem para públicos diferentes.
Então, talvez, para o público que procura produtos com valor mais em conta, a Xiaomi lidere realmente algum dia.
No entanto, para pessoas que procuram uma marca de maior valor tecnológico, será difícil desbancar a Apple e tudo que ela construiu até hoje.
Concluindo…
Temos certeza que você curtiu saber um pouco mais dessa disputa de Apple vs Xiaomi.
Se essa é a sua primeira visita no nosso blog, saiba que a TI Partner é uma empresa especializada no suporte em tecnologia da informação.
Realizamos trabalhos de consultoria em TI para empresas, com um time completo e uma infraestrutura de altíssima qualidade para entregar as melhores soluções para os nossos clientes.
Se você quer garantir todos os benefícios de ter uma consultoria especializada, entre em contato com a gente.
Além disso, nosso blog está sempre com conteúdos novos e diferentes do universo da tecnologia, siga nos acompanhando.