Conta segura: Dicas para aumentar sua segurança no digital

como é feita a migração para a nuvem na empresa como fazer e quem pode fazer

A gente aposta que assim como a maioria das pessoas, você tem pelo menos uma conta digital, não é mesmo? Seja uma conta de e-mail, rede social, ou algum outro site, aí mora um desafio bem grande: ter uma conta segura.

Por isso, a gente fez esse artigo especial pra você. Pra te ajudar a aumentar a sua segurança no digital.

Queremos te mostrar através de dicas, como criar senhas e além disso, como criar senhas fortes e como fazer a autenticação de dois fatores, que vai te deixar muito mais seguro.

Então, quer evitar algum tipo de ataque a sua conta?

Fica com a gente nesse artigo que você vai saber como.

Vamos lá!

Nesse artigo você verá:

  • Quais são os ataques mais comuns;
  • Os riscos de contas digitais inseguras;
  • Dicas para mandter sua conta segura;

Quais são os ataques mais comuns

Antes de mais nada, é bom que a gente te diga que a maioria dos ataques online acontecem por algum tipo de falha do usuário, sabia?

Sabe aquele e-mail estranho que você recebe ou aquele link pelo Whatsapp? Pois é, aí que está o perigo!

Então, vamos listar abaixo os 3 ataques mais comuns à segurança digital, ok?

  • Phishing;
  • Malware;
  • Ransomware.

Phishing

Em primeiro lugar, vamos falar do phishing. Esse termo vem do inglês e significa “pescar” em português. E é bem isso que o hackers fazem com esse tipo de ataque.

Para executar o phishing existem diferentes formas. No entanto, a mais comum funciona assim: Eles enviam uma série de e-mails, se passando por algum contato seguro ou alguma autoridade.

Então, no texto desse e-mail está uma mensagem que induz a pessoa a clicar em um link. No Brasil, os hackers tem usado até mesmo falsas notificações judiciais para esse tipo de ataque.

Portanto, a partir do momento que você clica nesse link, acaba sendo levado para uma página que até parece segura, mas não é. E é nessa página que muita gente insere suas informações de login e senha, e, assim, entregam vários dados aos criminosos.

Por isso, tenha sempre muito cuidado em tudo que você clica quando recebe e-mails. Órgãos do Governo, por exemplo, não enviam notificações oficiais por e-mail e bancos não enviam solicitações de dados por e-mail.

Tenha atenção no remetente do e-mail, se parece um endereço seguro ou se o conteúdo parece seguro. Se desconfiar, não clique em nada, entre em contato com essa pessoa ou empresa por telefone.

Malware

Além do phishing, outro tipo de ataque muito usado é o malware.

Assim como o termo de antes, esse também vem do inglês e malware é a soma da palavra “malicious”, que é “malicioso” e da palavra software.  

O malware é usado para identificar variadas aplicações nas quais o objetivo principal é causar danos ao usuário, como por exemplo:

  •  Danos aos sistemas;
  • Sequestro de informações e dados para pedido de resgate;
  • Envio de anúncios em sequência;
  • Criptografia dos seus dados.

Nesse sentido, existem diferentes tipos de malware, que mudam de acordo com o objetivo que eles têm. Para isso, podemos citar alguns, como:

  • Worms;
  • Adwares;
  • Trojans.

Antes de mais nada, todos esses termos vêm do inglês, mas vamos explicar melhor cada um deles pra você logo abaixo.

Worms

Esse termo em português, significa “verme” e até dá pra entender o porquê. Os Worms quando se instalam em algum sistema, conseguem se propagar por ele, ou seja, causar mais e mais danos a medida que ele vai se propagando.

Adwares

Já os adwares, não são um risco tão grande. Eles podem estar em  e-mails, sistemas, páginas da internet e até mesmo em aplicativos para celulares. 

No entando, se você não tomar cuidado, eles podem acabar deixando seu sistema mais lento, seja no celular ou computador. Então, a dica que damos pra você é, classificar seus e-mails como indevidos se receber, instalar antivírus no seu computador e para as páginas na internet, use as extensões de ad-blocks que estão disponíveis.

Trojans

Esse em particular você já deve ter ouvido falar, eles são conhecidos por “cavalo de Tróia”.

Nesse caso, o malware é disfarçado como um arquivo ou programa de confiança. Contudo, quando é instalado, espalha o malware pelo sistema e pode roubar dados, controlar seu computador ou te espionar.

Então, de novo, você precisa ter sempre muita confiança do que está clicando, baixando, e assim por diante. Viu só como você acaba sendo o maior responsável por deixar um ataque acontecer? 

Você também pode se interessar: O que é suporte de TI? Tudo que você precisa saber

Ransomware

Por fim, o nosso terceiro ataque é o ransomware. Esse tipo de ataque é usado, em especial, para a invasão de sistemas e sequestro de dados, sempre com o fim de conseguir o pagamento do resgate.

Para tanto, os hackers costumam fazer esse ataque através de anúncios em sites e links maldosos. Assim que você acessa o sistema o criminoso já faz o bloqueio dos arquivos e o sequestro dos seus dados.

Então, agora que falamos sobre os principais ataques, vamos entender quais são os riscos que eles  trazem.

conta segura conheça dicas de como manter sua conta segura de ataques quais são os principais ataques que minha conta pode sofrer ti partner

Riscos de contas digitais inseguras

De acordo com o que nós explicamos antes, você pode ver que esses ataques podem trazer sérios prejuízos. Assim, podemos citar como principais os seguintes:

  • O sequestro de dados importantes;
  • O roubo de informações de login e senhas;
  • A invasão de contas bancárias;
  • O acesso à materiais privados, como fotos ou vídeos;
  • A criptografia de arquivos importantes;
  • O pagamento de valores altos para recuperação de dados;
  • Se for empresa, a perda da credibilidade com os seus clientes;
  • A Aplicação de penalidades pela LGPD em casos de dados vazados.

Portanto, por esses e outros muitos motivos, busque proteger as suas contas digitais para evitar toda essa dor de cabeça.

Veja também: Os 5 princípios da segurança da informação.

Dicas para proteção de contas digitais

Assim como alertamos você dos riscos, queremos também te mostrar dicas para você ter a segurança digital que precisa.

Nesse sentido, as dicas que vamos dar a seguir servem para proteção de:

  • Contas de e-mail;
  • Utilização de aplicativos em geral;
  • Contas de redes sociais.

Conta Segura | Dica 1 – Crie senhas fortes

Anteriormente já falamos da importância de senhas seguras, que também são chamadas de senhas fortes.

Claro, na prática, a gente acaba utilizando senhas fáceis de lembrar, não é mesmo? Mas é aí que está a fragilidade da segurança digital.

Utilizar senhas fáceis de lembrar ajudam os hackers em seus ataques. Portanto, a primeira dica que temos para você é que você deve criar senhas fortes.

Se você é usuário de Iphone, por exemplo, já deve ter percebido que quando você cria uma conta nova, o sistema te indica uma senha. Isso porque ele quer te proteger de ataques, então sugere as senhas fortes.

Para exemplificar, senhas fortes são senhas que:

  • Sejam mais extensas e você pode até mesmo utilizar uma frase inteira;
  • Use caracteres diferentes nela, como: # @ $ % & *
  • Use números;
  • Faça uma senha com letras maiúsculas e minúsculas;
  • Não use data de nascimento;
  • Evite sequências de números.

E aí, já conseguiu pensar em uma senha bem forte para suas contas?

Conta Segura | Dica 2 – Tenha senhas diferentes para cada conta

Além de ter senhas fortes, outro ponto importante, é ter senhas diferentes para cada conta. Então, crie uma senha para cada conta que você tiver, isso evita que em um ataque, por exemplo, todas sejam invadidas.

“Ah, mas eu não consigo me lembrar de todas as senhas…”. É isso que você está pensando, não é? A boa notícia é que hoje em dia já existem gerenciadores de senhas, que as protegem todas as suas senhas com criptografia.

Portanto, nesse gerenciador, você pode salvar todas as senhas de todas as suas contas digitais. Gostou da ideia?

É só dar um Google!

Conta Segura | Dica 3 – Utilize a autenticação de dois fatores

Por fim, mas não menos importante, a nossa terceira dica é sobre a autenticação de dois fatores. Já ouviu falar sobre?

A maioria das plataformas já possuí essa ferramenta hoje em dia, então, comece a usar agora mesmo!

Caso você não saiba, a autenticação de dois fatores é como se fosse um grau extra de segurança digital nas contas. O principal objetivo dessa autenticação é garantir o acesso pelo usuário correto, ao confirmar sua identidade.

Portanto, para fazer isso, existem algumas formas de autenticação, que mudam de acordo com a plataforma. Em geral, são as seguintes:

  • Um código via SMS;
  • Uma perguntas secretas;
  • Um código de autenticidade em algum aplicativo específico ou em outra conta;
  • Um token;
  • O reconhecimento facial;
  • A biometria.

Nesse sentido, quando você insere a autenticação de dois fatores na sua conta, ao acessar irá precisar confirmar sua identidade. Além do login, portanto, você terá que informar algum tipo de código, token e etc.

Atualmente, a autenticação de dois fatores é uma das principais formas de garantir a segurança das contas digitais, em especial nas redes sociais.

Por isso, ative agora mesmo essa função pra você ficar mais seguro no digital.

Concluindo…

Agora que você sabe como manter uma conta segura, comece aplicando as dicas que nós passamos acima.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, nos acompanhe por aqui, estamos sempre postando conteúdos como esse, para ajudar você.

Caso você ainda não nos conheça, a TI Partner é uma empresa especializada no suporte em tecnologia da informação e prestamos consultoria para negócios.

Então, se você está precisando desse tipo de serviço, nós possuímos um time completo e uma infraestrutura de altíssima qualidade para te entregar as melhores soluções.

Entre em contato com a gente e descubra um mundo de soluções!

Compartilhe esse post!

Veja outros artigos

Como podemos te ajudar?